Publicado em: 08/06/2017 18:37:15
O evento está sendo organizado pelas professoras Dr. Cynthia Cristina de Morais Mota, Professora do Departamento de História do Campus Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia, e professora Dr. Adriane Pesovento, também do departamento de História. Intitulado Do sorriso grego à gargalhada romana. Festas Medievais, será realizado neste campus entre os dias 20 e 23 de junho de 2017. Esta semana se origina de um projeto em curso que se chama Teatro Greco-romano, cujos participantes são alunos da UNIR e da rede pública de ensino da cidade, em que realizam jogos teatrais, preparam duas peças, uma romana do escritor Plauto A comédia dos burros e outra do tragediógrafo grego Eurípedes Medéia.
Estão abertas as inscriões para a I Semana de Teatro 2017, acontece no campus de Rolim de Moura. O período de inscrição compreende de 07/06/2017 a 20/06/2017. Também será possível realizar a inscrição durante o credenciamento do evento.
Clique Aqui para realizar sua inscrição como ouvinte.
Escolha abaixo os minicursos que deseja fazer.
Clique Aqui pra acessar a página do cronograma.
Para os alunos que não puderem realizar minicurso durante o dia, está aberto inscrição especial, será ministrado
o mesmo conteúdo trabalhado no período diurno, Clique Aqui para realizar sua inscrição no Minicurso Especial Noturno: "Poesia e Performance: o teatro grego".
Os participantes receberão certificados diferentes, será emitido certificado para os ouvintes e certificado para Minicursos, inclusive para Minicurso Especial Noturno. O certificado terá um total de 40 horas, dividos em dez horas para cada minicurso que realizar, e 20 horas para participantes como ouvintes.
Abaixo estão a lista de Minicursos e seus resumos, você pode fazer dois minicursos, todos acontecem em horário simultâneo durante o evento, porém alguns em dias diferentes. Fique atento às datas e aos horários, leia atentamente todas as opções antes de fazer sua inscrição.
Minicurso 1: Poesia e Performance: o teatro grego. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/3341011102181479) Clique Aqui para fazer sua inscrição. |
Resumo: Através do estudo de alguns textos do teatro grego clássico, o curso visa a trazer para os alunos a reflexão sobre as origens poéticas do teatro, suas características peculiares e as questões relativas à sua execução em cena; visa também a fornecer ao estudante do gênero dramático em geral, subsídios para que possa refletir sobre o teatro, suas origens no ocidente e suas teorias.
|
Minicurso 2: Oficina de dança medieval
Clique Aqui para fazer sua inscrição. |
Resumo: A Idade Média nos deixou poucos registros sobre a maneira de dançar. As coreografias eram transmitidas oralmente e o que de concreto são imagens que mostram pessoas dançando em roda ou em correntes. Além disso alguns relatos em sermões religiosos descrevem algumas práticas tais como o sentido do movimento das danças em roda e algumas coreografias tais como o bater de palmes e pés. No início do século XVI começaram a ser escritos tratados descrevendo os passos das danças daquele século e do anterior. Thoinot Arbeau, clérigo francês, nascido em Dijon em 1519, nos deixou o mais detalhado e autêntico registro das danças dos séculos XV e XVI. O interesse de Arbeau pela arte da dança vai além das danças da corte, pois descreveu também as danças rústicas dos camponeses. Sempre chama a atenção para a importância da dança na vida da comunidade seja para estimular os ânimos para uma batalha ou para a escolha de um marido ou uma esposa. Seu livro « Orchésographie » foi impresso primeiramente em 1589. Foi todo escrito em forma de diálogos entre um « mestre » e seu « discípulo » descrevendo de maneira eficiente e original todos os passos das danças.
|
Minicurso 3: Oficina sobre teatro grego Clique Aqui para fazer sua inscrição. |
Resumo: Por meio de exposição oral, vídeos e leituras com os estudantes, será apresentado o contexto histórico em que nasceu a tragédia, seus aspectos fundamentais, tomando como base a Poética de Aristóteles.
|
Minicurso 4: Teatro, dramaturgia na Atenas Clássica Clique Aqui para fazer sua inscrição.
|
Atualizando. |
Minicurso 5: Trocas comerciais e circulação de pessoas naseschatyai atenienses através das comédias e tragédias do secéculo Va.C Clique Aqui e Faça sua inscrição.
|
Resumo: Na comédia aristofânica Aves, Elvépides - um dos protagonistas do drama - encontra-se em um lugar remoto e deserto mencionando estar totalmente perdido (ARISTÓFANES, Aves: 5). A descrição da paisagem e o estado emocional das personagens aparentam se encontrar, nos remete a visualizar um ambiente típico da eschatyai. Toda essa conjuntura serve para ratificar a hipótese de que as eschatyai não seria totalmente desabitado e ermo, sem transeuntes, pois ao compararmos essa inferência junto a outras documentações escritas; encontraremos em Eurípedes (Eléctra: 57-100), a referência de que Electra, após a morte de pai teria sido obrigada a se casar e teria como esposo em um lugar ermo, distante, no meio do nada. No presente trabalho, buscamos apresentar através de comédias e tragédias do século V a.C. como a concepção de fronteiras entre os atenienses no período Clássico, eram móveis e partiam de uma perspectiva territorial antropológica. |
Minicurso Especial Noturno
Destina-se as pessoas que não puderem realizar o curso durante o dia, a prioridade são os acadêmicos, não se inscreva caso
possa cursar durante o dia (o conteúdo será o mesmo).
Noite: Minicurso Especial Clique Aqui e Faça sua inscrição. |
Minicurso: Poesia e Performance: o teatro grego. Prof.Dr. Fernando Brandão dos Santos (UNESP-Araraquara) |
Fonte: Medeia Grupo de Teatro